Histórico: FPF inova com VAR pela primeira vez no Parazão Banpará.

*Histórico: FPF inova com VAR pela primeira vez no Parazão Banpará*

No primeiro jogo da final do Parazão, que aconteceu ontem, dia 19/05, no estádio Zinho de Oliveira em Marabá, a Federação Paraense de Futebol inovou ao implementar o VAR pela primeira vez na história do Estadual, cumprindo mais uma promessa de campanha do Presidente Ricardo Gluck Paul.

O sistema VAR já é utilizado nos mais importantes Campeonatos do Brasil e a Federação Paraense de Futebol dá um grande passo pela modernização do esporte e da principal competição do nosso estado.

Sobre o VAR, o Presidente Ricardo Gluck Paul comentou:

_“É verdadeiramente empolgante escrever mais essa história no processo de transformação do futebol paraense. Mais especial ainda por ser em Marabá, uma cidade que respira futebol e que merece fazer parte disso. A implantação do VAR no campeonato estadual não é apenas um processo de garantia do resultado correto do jogo, mas um importante passo no sentido de modernização da competição e do nosso quadro de arbitragem”._

A tecnologia tem como premissa corrigir erros claros ou equívocos que não foram detectados no decorrer da partida. O custo de utilização ainda é alto, porém a direção da FPF não mediu esforços para contratar a estrutura e capacitar seus árbitros para este importante momento.

O VAR está acompanhado de uma constante preparação da arbitragem que vem se reformulando e se reestruturando para fortalecer ainda mais as competições da Federação e da CBF, o Presidente da Comissão de Arbitragem, Fernando José de Castro Rodrigues, também falou a respeito do novo momento de renovação do Futebol Paraense:

 _“A arbitragem paraense está passando por um processo de renovação do seu quadro de árbitros, onde estão sendo capacitados jovens árbitros para atuarem em competições profissionais da FPF e da  CBF, e o uso desta tecnologia é fundamental neste processo, no jogo de hoje tivemos atuação dos seguintes árbitros da FPF Djonaltan Costa e Luiz Diego Lopes como (árbitros reservas) atuando no campo de jogo, Márcio Glaydson Correia Dias e Hélcio Araújo, como auxiliar de Árbitro de vídeo(AVAR e AVAR1) e Lúcio Ipojucan como Observador do Var  atuando na cabine do VAR”._ 

Clube do Remo e Águia de Marabá voltarão a se enfrentar no próximo dia 26, no jogo final do PARAZÃO BANPARÁ 2023, com a utilização do VAR confirmada.