O árbitro FIFA Paraense Dewson Fernando Freitas da Silva e o assistente Hélcio Araújo Neves participam desde o ultimo domingo (1) juntamente com 16 árbitros e assistentes da segunda turma do curso de capacitação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), realizado no Eco Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP). Os participantes foram cedo para o gramado e fizeram a simulação de partidas de futebol para treinar jogadas com o VAR. 

No período da tarde, os instrutores de árbitro de vídeo separaram lances para debater se necessitavam ou não do auxílio do VAR com os árbitros e assistentes. Na sequência, foi aplicada uma prova sobre o protocolo da ferramenta. O instrutor Manoel Serapião fez a correção no telão do auditório, juntamente com os participantes. Muitos aproveitaram para tirar dúvidas específicas.

– É uma novidade. No primeiro momento causa um certo espanto, mas com o passar dos dias já se nota uma evolução, dá uma tranquilidade maior na hora de passar a informação para o árbitro no campo de jogo. Então, acho que esse sincronismo com os instrutores, os lances, o momento de intervenção, o equilíbrio das atividades... Tudo isso está sendo de uma valia muito grande – destacou o árbitro Grazianni Maciel Rocha.

Encerrando o dia, o líder do projeto do Árbitro Assistente de Vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, passou aos participantes as atividades que serão desenvolvidas ao longo da segunda-feira (2) e os dividiu em três grupos. Ele terão a missão de preparar exercícios para serem aplicados no campo de jogo, sempre para criar a dúvida da necessidade ou não do auxílio do VAR.